Moringa Oleifera

Moringa Oleifera

 1234

      
        A Moringa oleifera é uma hortaliça arbórea, nativa da Índia, de até 8 m de altura. É planta rústica, tolerante a solos pobres e de crescimento extremamente rápido, é considerada por botânicos e biólogos, um milagre da natureza. Uma esperança para o combate da fome no mundo. A árvore Moringa é uma das plantas mais úteis e as de mais diversificada aplicação que existe. Pesquisa na internet, mostrará centenas de referências. É considerada medicinal. Estudos demonstraram sua eficiência em dezenas de doenças: é antidiarréica, antiinflamatória, antimicrobiana, antiespasmódica, antidiabética, diurética, vermífuga (flores e sementes).

Rica em vitaminas e sais minerais, ela tem:
  1.  Sete vezes mais vitamina C que a laranja;
  2. Quatro vezes mais cálcio que o leite;
  3. Quatro vezes mais vitamina A que a cenoura;
  4. Três vezes mais potássio que a banana;
  5. Duas vezes mais proteína que o leite (por volta de 27% de proteína, equivalente à carne do boi);
  6. Mais ferro que o espinafre;
  7. Vitaminas presentes: A, B (tiamina, riboflavina, niacina), C, E, e beta caroteno.
  8. Minerais presentes: Fósforo, Ferro, Selênio e Zinco.

Utilização da planta

Sementes: De sua semente se extrai um óleo similar em qualidade ao azeite de oliva. Por ser a única planta conhecida que floresce todo o ano, é, também, considerada melífera, própria para a criação de abelhas. Seu mel é considerado medicinal e alcança elevado valor no mercado europeu. Pela produção intensiva de flores e sementes, estudos recentes recomendam seu plantio para extração de biodiesel de suas sementes. As sementes verdes podem ser cozidas, igual feijão branco, soja, etc., e servidas na forma de salada. 

Folhas: Suas folhas e flores são comestíveis, para humanos e animais. Vêm sendo utilizadas para alimentação de ovinos, caprinos, galinhas caipiras, coelhos e vacas leiteiras. A associação brasileira de caprinocultores a recomenda.

Flores: Das flores se faz um prato apreciado na Indonésia e Timor Leste, chamado makansufa, As flores são fritas em óleo de coco, e imersas em leite de coco, sendo comidas com arroz ou milho. As folhas e flores podem, também, ser consumidas em vitaminas ou sucos com outros legumes, como beterraba, cenoura, ou frutas como a laranja, maçã, melão, mamão, caju, abacaxi, etc.
As flores também poderão ser utilizadas em um chá medicinal, recomendado para resfriados, de uso popular em vários países. O suco das flores ou folhas pode compor caldos ou molhos, na sua forma natural para preservar vitaminas e sais minerais. É excelente no tratamento para redução de peso, e por ser rica em nutrientes, facilita uma reeducação alimentar sem agressão ao corpo e ao metabolismo.
As suas flores são muito utilizadas para alimentação de abelhas tipo Europa (Apis) ou as nativas sem ferrão. Produzem muito néctar para a alimentação das abelhas, florescendo o ano todo. De suas folhas, flores ou sementes se pode extrair um produto, utilizado como decantador no tratamento de água para consumo humano, similar aos produtos aos químicos utilizados pelas companhias de tratamento de água. As folhas maceradas em poças de água barrenta provocam rápida limpeza. Se não estiver contaminada, fica própria para o consumo. No Nordeste brasileiro esta planta já está sendo utilizada para este fim.

Vagens: As vagens novas podem ser cozidas, igual aspargos ou vagens de feijão. E bastante utilizada desta forma no Haiti.

Cascas: De suas cascas se faz artesanato, pois são muito maleáveis e próprias para moldar e fazer cestos, trançados, etc. Pode ser processada para extrair uma fibra, para produzir tapetes. Sua seiva tem gosto adocicado. A casca e a resina têm tanino, que é utilizado para o curtimento de couros para a fabricação de calçados, bolsas, vestuário, etc.

Batatas: Podem-se planta-las em canteiros, como hortaliça, e quando as plantas atingem cerca de 30 centímetros, arrancam-se os pés e se extrai as batatas para consumo alimentar. Tem gosto de rábano, próximo do rabanete. A seiva e a batata, tem todas as vitaminas das plantas em concentração. Essa batata pode ser comida em saladas ou refogados. Ou mesmo em sucos de frutas ou legumes. Após esse período de 30 dias a batata desaparece e transforma-se na raiz da planta.

Ornamental: Em muitos países se planta a Moringa como ornamental, pois ela produz flores o ano inteiro, sendo a única planta conhecida com essa capacidade.

Celulose: Sua madeira é mole, mas é excelente para produzir celulose para fabricação de papel.

Propriedades da planta

Alimentação humana: Por suas propriedades alimentícias, pode ser utilizada em tratamentos de desnutrição, pois é rica em proteína, vitaminas e sais minerais. Também pode ser utilizada no combate à obesidade e ao colesterol elevado, substituindo com nutrição equivalente, mas com muito mais vitaminas e sais minerais, a carne e vários outros alimentos que engordam ou que são ricos em gorduras saturadas.

Alimentação animal: Pode, ainda, ser plantada como forrageira, para alimentar carneiros, cabritos, coelhos, galinhas caipiras, vacas leiteiras. Plantam-se as sementes a cada 80 centímetros. Quando a planta atinge 80 centímetros de altura, cortam-se os ponteiros. Após nova brotação, vão surgir vários brotos. Quando eles atingirem 30 centímetros, cortam-se novamente todos os ponteiros, para que haja uma nova brotação. Assim a planta fica mais encorpada. Após essa segunda quebra de ponteiros, pode-se cortar os brotos e retirar as folhas para servir como alimento. Pela sua concentração de vitaminas e sais minerais, é um alimento nobre que ajuda a reduzir o custo da criação.

Uso medicinal: Na África, com milhões de pessoas com o vírus HIV e AIDS, tem sido uma arma no combate aos efeitos debilitadores dessa doença, por ser rica em proteínas, vitaminas e sais minerais, assim como é poderosa arma contra a desnutrição crônica em muitas regiões daquele continente.
Resultados positivos ocorreram no tratamento de prostatite, câncer da próstata, reumatismo, tumores, lupus eritematoso, artrites e outras doenças auto-imunes, hipertensão arterial, hepatite, mobilidade gastrintestinal, vírus Epstein-Barr, epilepsia, fadiga crônica, males causados pelo tratamento de câncer, tratamento pré-natal, de glaucoma, de má nutrição de adultos e crianças, de redução da obesidade, cura de irritação gastrintestinal, de dermatoses, de bronquites e de inflamações de mucosas em lactentes. As raízes são laxativas. A planta produz efeito renovador das células epiteliais, dos órgãos sexuais e do cérebro.
Existe citação do uso dessa planta com essa finalidade na Bíblia, em Exodus 15:20-25. Ela é considerada um milagre da natureza, uma verdadeira farmácia natural.

12 comentários:

  1. Poderosa. Imbatível. Outro maná. Quando descobrimos o nem também foi assim. Resultado: devido a nossa débil saúde pública, acabou devastando muitos organismos. Para combater um paludismo ou alguma infecção dos intestinos punha-se já um ramos de folhas num litro de água. Publiquem também os efeitos colaterais e o perigo dos possíveis excessos. Obrigado, porque quando fui morar no Golfe, o meu quintal era vedado por moringueiras. Não conhecíamos a sua utilidade e cortamos tudo para cobrirmos o chão de concreto.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber mais sobre o perigo no consumo da moringa. Penso que temos que ter cuidado ao comentar algo sobre o qual nao temos dominio. Moringa nunca teve efeitos colaterais. Se assim fosse, as Nacoes Unidas nao recomendariam o seu uso para o combate a desnutricao no mundo. Vamos la evitar criar dividas nos leitosres. Tenho dito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. penso que antes de afirmarmos algo, devemos expor os motivos, deixar as pessoas preocupadas é péssimo

      Excluir
  3. Qual o nome popular no Brasil? Que eu saiba a árvore já era cultivada por aqui desde os tempos do Brasil Colônia.

    ResponderExcluir
  4. Onde consigo comprar mudas ou sementes para fazer uma pequena plantação dessa maravilha de planta?

    ResponderExcluir
  5. Onde consigo comprar mudas ou sementes para fazer uma pequena plantação dessa maravilha de planta?

    ResponderExcluir
  6. No mercado livre, estou comprando as primeiras sementes de um fornecedor de Uberlândia, MG.

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de saber se posso plantar a Moringa próximo a um muro, ou seja, se suas raízes causam danos a estrutura? Agradeço se puderem me ajudar.

    ResponderExcluir
  8. Estou plantando moringa um um vaso grande e estão aparecendo em algumas folhas algo branco parecido com uma pele fina e difícil de ser retirada da folha.
    Alguém já teve esta experiência e poderia me dar alguma informação?
    Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir